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CURSOS IN COMPANY

Os cursos “in company” podem ser oferecidos mediante contato com a Brainstorming.

Baixe nosso folder e tenha informações detalhadas sobre esse serviço

CAPACITAÇÃO “IN COMPANY”

 

Capacitação “in company”, termo derivado do inglês, é uma metodologia de ensino voltada à prática organizacional. É a metodologia ideal para alavancar o desempenho de suas equipes.

A Brainstorming desenvolveu seus workshops de capacitação “in company” direcionados a solucionar necessidades específicas, com a oferta de conteúdo sob medida, vivenciando situações reais de cada organização.

As capacitações “in company” da Brainstorming são conduzidas por profissionais seniores com vasta bagagem acadêmica e larga experiencia prática em suas áreas de atuação.

O conteúdo básico de cada workshop é adaptado sob medida, de acordo com o perfil e necessidades da organização, dos seus colaboradores e dos resultados esperados.

WORKSHOPS

 

Workshop de 16 h/a

Tópicos

1 Governança e Gestão Estratégica

2 Gestão de Riscos Organizacionais

3 Atividade de Inteligência

4 Gestão do Conhecimento e Pensamento Crítico

5 Processo de Gestão de Riscos

6 Processo de Inteligência

7 Contrainteligência

8 Ferramentas de Gestão de Riscos

9 Ferramentas de Análise e Avaliação em Inteligência

10 Probabilidade e Estatística Aplicadas

11 Comunicação Estratégica e Contra Desinformação

12 Construção e Análise de Cenários Prospectivos

13 Avaliação de Cenários Prospectivos e Parcerias Estratégicas

14 Processos de Tomada de Decisão

15 Estratégia e Transformação Digital

 

CONTEÚDO DOS WORKSHOPS

1.Governança e Gestão Estratégica

Conceitos de governança e conflitos de interesse. Autoridade, responsabilidade e o processo decisório. Pilares, mecanismos e melhores práticas de governança corporativa. Conceitos de gestão estratégica. Proposta de valor organizacional. Diagnóstico estratégico e cenários prospectivos. Formulação e mensuração da estratégia.  Execução, acompanhamento e revisão da estratégia.

2.Gestão de Riscos Organizacionais

Conceitos de gestão de riscos corporativos (Enterprise Risk Management). Gestão estratégica e riscos. Riscos estratégicos e riscos de execução da estratégia. Normativos de gestão de riscos. Componentes da gestão de riscos. Desdobramento do apetite aos riscos na execução da estratégia e nas operações. O processo de gestão de riscos.

3.Atividade de Inteligência

Conceitos de Inteligência. Gestão estratégica e riscos. Gestão do conhecimento e inteligência estratégica. A atividade de inteligência, pressupostos e princípios. O pensamento crítico e o raciocínio lógico. A inteligência e a gestão estratégica. A inteligência e a gestão de riscos. O sistema de inteligência: arquitetura, doutrina e processo.

4.Gestão do Conhecimento e o Pensamento Crítico

Conceitos de gestão do conhecimento. Atributos da gestão do conhecimento. A transformação do conhecimento. O sistema de gestão do conhecimento.  O Conhecimento na formulação da estratégia e na execução da estratégia. O conhecimento na gestão de riscos. O conhecimento na gestão de compliance e da integridade. Cultura organizacional.

5.Processo de Gestão de Riscos

Conceitos de gestão de riscos corporativos (Enterprise Risk Management). Componentes da gestão de riscos. Contexto da gestão de riscos. Fluxo de informações e responsabilidades na gestão de riscos. Identificação, análise e avaliação, tratamento e monitoramento de riscos. Continuidade de negócios e contingência. Compliance. Comunicação, documentação e revisão.

6.Processo de Inteligência

Conceitos de Inteligência. A atividade de inteligência. O processo de inteligência. Definição de necessidades. Orientação. Obtenção. Processamento. Difusão.

7.Contrainteligência

Conceitos de Inteligência. A atividade de contrainteligência. Segurança orgânica e segurança ativa. Segurança das informações.

8.Ferramentas de Gestão de Riscos

Conceitos de gestão de riscos corporativos (Enterprise Risk Management). Processo de gestão de riscos. Análise de dados. Ferramentas de identificação de riscos. Ferramentas de análise de riscos. Ferramentas de avaliação de riscos.

9.Ferramentas de Análise e Avaliação em Inteligência

Conceitos de Inteligência. O processo de inteligência. Técnicas e meios de obtenção. Técnicas de análise e síntese. Mecanismos de difusão.

10.Probabilidade e Estatística Aplicadas

Conceitos de probabilidade e estatística. Probabilidade, utilidade e decisão. Incerteza e riscos. Distribuições de probabilidades. Análise exploratória de dados. Coleta e tratamento de dados.

11.Comunicação Estratégica e Contra Desinformação

Conceitos de comunicação estratégica. Cultura organizacional, comunicação e gestão de continuidade de negócio. Conceitos de desinformação. Reconhecimento da desinformação. Avaliação situacional. Análise de impactos da desinformação. Defesa institucional e resposta.

12.Construção e Análise de Cenários Prospectivos

Planejamento, riscos e cenários. Metodologias de construção de cenários e aplicações. Diagnóstico e evidência. Elaboração de questões estratégicas. Aplicação do Método Delphi. Aplicação do método de impactos cruzados. Simulação Monte Carlo. Interpretação do mapa de cenários. Propostas de medidas pré-ativas

13.Avaliação de Cenários Prospectivos e Parcerias Estratégicas

Cenários alternativos. O Cenário alvo. Identificação de estratégias de atores. Escolha do cenário alvo - Aplicação dos conceitos da teoria dos jogos. Identificação de parcerias estratégicas. Interpretação da dinâmica dos cenários e riscos envolvidos. Sugestão de medidas proativas.

14.Processos de Tomada de Decisão 

Tem como propósito melhorar a tomada de decisões necessárias a Gestão Corporativa.
Conceitos de Modelos Racionais e Matemáticos de Decisão, Árvore de Decisão e Utilidade, Racionalidade Limitada, Heurísticas e Vieses presentes nas decisões, Influências motivacionais e ética nas decisões e estratégias para melhoria da tomada de decisão.

15.Estratégia e Transformação Digital

O curso possibilita desenvolver o raciocínio estratégico e compreender e aplicar ferramentas da transformação digital quando agregarem vantagem competitiva. 
Conceitos de Experiência do Cliente, Proposta de Valor, Modelos de Negócios e implantação de transformações, tendências da transformação digital, vantagens, desvantagens, possibilidades e riscos na implantação de transformações digitais, formulação e controle da estratégia de transformação por OKR.

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