top of page
  • tais064

Gerenciamento de cronograma de projeto no BrainstormingWeb

Atualizado: 6 de abr. de 2022

O BrainstormingWeb é a ferramenta tecnológica criada pela Brainstorming para rodar em ambiente web e concebida para atender todas as necessidades dos nossos clientes em termos de planejamento e gestão.

O BrainstormingWeb é uma suíte composta de cinco sistemas, feitos para dar suporte aos trabalhos de consultoria desde o primeiro workshop até o último. Todas as fases do planejamento e gestão podem ser realizadas dentro da ferramenta com um grau de usabilidade onde não é preciso ser um grande especialista em software para usar.

Dentro dessa visão, no JaguarWeb é possível acompanhar iniciativas estratégicas ao passo que se transformam em projetos. Cada um desses projetos pode ser acompanhado com os métodos mais conhecidos de mercado, como por exemplo a visão das tarefas em gráfico de Gantt, alocação de pessoal em cada tarefa, acompanhamento dos prazos e interrelação entre tarefas no tempo e assim por diante.

No princípio da construção do JaguarWeb já era possível gerenciar as tarefas do projeto, no entanto, a usabilidade ficava a desejar porque as telas não eram tão amigáveis. Foi assim que iniciamos a busca de um componente que pudesse agregar e transformar o BrainstormingWeb em uma boa opção de gerenciamento de projeto para nossos clientes de planejamento.

Os dados já eram integrados, então o foco era encontrar algo que pudesse tornar a experiência do usuário mais semelhante a ferramentas como o Microsoft Project, que inclusive já possuía integração no BrainstormingWeb.

Pesquisamos várias soluções pelo mundo e descobrimos que a que oferecia o melhor retorno era o EXT-Gantt da empresa sueca Bryntum (https://www.bryntum.com/).

Adquirimos o componente e conseguimos integrar ao JaguarWeb de forma que os dados que já estavam no sistema podiam agora ser visualizados de forma muito mais agradável e intuitiva, e assim a experiência dos usuários subiu para outro nível.

O componente permitiu que os usuários criassem um projeto no mesmo padrão que estavam acostumados no MS Project, e como o projeto nasce de maneira automática do trabalho de planejamento estratégico executado anteriormente, a solução completa nos deu uma grande vantagem competitiva.


IMPLEMENTAÇÃO


Nós conseguimos integrar o componente de modo relativamente simples ao nosso sofware. Conseguimos inclusive internacionalizar os textos de modo que toda essa parte de gerenciamento de projetos também seguisse podendo ser exibida em português, inglês e francês de maneira simples.


CONCLUSÃO

A parceria ao longo dos anos da Brainstorming com a Bryntum possibilitou que os clientes do BrainstormingWeb pudessem gerenciar os projetos sem necessidade de sair do ambiente e replicar os dados em outra ferramenta. Isso trouxe muito mais integração e agilidade nos trabalhos, fazendo da solução uma ótima opção.


Você pode saber mais sobre as soluções da Bryntum no site https://bryntum.com/
124 visualizações0 comentário
bottom of page